Decisão sobre afastamento de Tubias é adiada em comissão da Câmara

Decisão sobre afastamento de Tubias é adiada em comissão da Câmara

Foto: Gabriela Neto (Câmara de Vereadores)

Com a volta das atividades parlamentares, nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deu sequência à análise do pedido de afastamento de Tubias Callil, do PL, da extinta “CPI da Corsan” porque ele teria “interesse particular” na apuração, conforme a solicitação da própria empresa.


Poderia ter o assunto se encerrado, mas como o ouvidor Tony Oliveira, do Podemos, disse “sim” à admissibilidade da denúncia, a história continua. Agora, a CCJ tem o prazo de até cinco sessões para votar o parecer apresentado. Caso aprovado, será aberta uma subcomissão de ética. Do contrário, a denúncia será arquivada.


​ ​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Memória 
Para quem já esqueceu, não custa relembrar: os vereadores Adelar Vargas, do MDB, e Luiz Carlos Fort, do PP, embora anunciados pelo prefeito Rodrigo Decimo no ano passado, jamais assumiram como secretários municipais, cargos que inicialmente aceitaram. O primeiro seria o titular da pasta de Resiliência Climática e Relações Comunitárias; o segundo estaria no comando da Secretaria de Serviços Públicos.


MDB e 2026
Dentro do seu propósito de se qualificar para o pleito do próximo ano, o MDB gaúcho está promovendo a série “Pelo Rio Grande”, com 10 encontros regionais e fechando, no dia 29 de novembro, no congresso estadual da sigla. O 4º evento da série está marcado para o próximo sábado, 16, em Santa Maria, no ATC. Devem participar 48 municípios das regiões Centro, Centro Serra, Quarta Colônia e Vale do Jaguari.


MDB e 2024 
Nesse território, com quase 575 mil eleitores, o MDB tem 11 prefeitos, 14 vices e 110 edis. Imagina-se que a maioria venha a Santa Maria na manhã do próximo sábado. Inclusive porque aqui estará justamente a maior estrela da sigla, o vice-governador Gabriel Souza, Com ele, outras lideranças estaduais emedebistas, incluindo o deputado Beto Fantinel e o presidente estadual, Vilmar Zanchin.


Agosto lilás

Com programação alinhada aos pleitos locais, a TV Câmara gravou nesta semana um programa com a edil Marina Callegaro, do PT, titular da Procuradoria da Mulher. Na gravação, que será veiculada a partir deste fim de semana, no canal 18.2 e no YouTube, a vereadora falou ao “Câmara Entrevista” sobre pautas como feminicídio, machismo estrutural, violência política e de gênero e banco vermelho.


Para fechar
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara é formada por João Ricardo Vargas (PL), presidente; Alexandre Vargas (Republicanos), Givago Ribeiro (PSDB), Sérgio Cechin (PP), Valdir Oliveira (PT), Werner Rempel (PCdoB) e Tony Oliveira (Podemos). Eles é que definirão o futuro do parecer do podemista, sobre Tubias Callil. Palpite claudemiriano: o pedido de abertura de uma subcomissão de ética será recusado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Reviravolta no PT pode mudar a posição de Pimenta para 2026 Anterior

Reviravolta no PT pode mudar a posição de Pimenta para 2026

A reunião pepista, as contas do partido e (mais) cargos na prefeitura Próximo

A reunião pepista, as contas do partido e (mais) cargos na prefeitura

Claudemir Pereira